Alexandre Reis

Alexandre Reis é músico, cantor, compositor, multi instrumentista e arranjador. É escritor, colunista de jornal e internet, redator e  roteirista.

Iniciou sua carreira musical tocando na noite. Foi integrante de bandas de baile. Participou de vários festivais de música. Como instrumentista, já acompanhou artistas de vários gêneros em shows e gravações, atuando também como produtor musical. Como criador e produtor de jingles, já realizou diversos trabalhos para comerciais de rádio e TV, e também para campanhas políticas.

Músico autodidata, começou a tocar ainda na infância, em um instrumento improvisado, feito por ele próprio. Aos poucos, foi tendo contato com outros instrumentos, sendo o primeiro deles um cavaquinho, que ganhou de seu pai. Logo vieram outros, como violão, acordeon, contrabaixo e teclado. Entre os instrumentos que hoje domina, estão, além dos já citados, sax, gaita e piano.

Paralelamente à atividade de músico, foi produtor e apresentador de programas de rádio, onde também começou a escrever textos publicitários, e ainda textos de humor, tendo alguns de seus trabalhos sido interpretados por personagens do programa Escolinha do Professor Raimundo, da TV Globo.

Em 1997, criou um método próprio de estudo, com técnicas de memorização baseadas em um sistema de associação de sons e imagens, o que resultou em sua indicação ao Guinness Book (o livro dos recordes mundiais), fato este noticiado na época por importantes veículos de comunicação do país, como o jornal O Dia, O Estado de Minas, Hoje em Dia, revista Globo Ciência, TV Educativa, TV Bandeirantes, entre outros.

Colunista há mais de doze anos, Alexandre busca, através de seus artigos, contos e crônicas, compartilhar com seus leitores um pouco de seu universo, e também suas histórias. Com uma linguagem simples e objetiva, seus textos trazem a influência de seus estudos e experiências no campo das ciências humanas, das religiões, e das mais diversas culturas. Suas referências se apoiam na literatura universal, e seus conceitos se baseiam em sua vivência como mago e observador do cotidiano. Além de textos de sua autoria, e relatos de algumas de suas experiências pessoais, Alexandre faz também uma releitura de contos, histórias e pensamentos das mais diversas tradições, e ainda da obra de vários autores.

Sempre engajado em causas sociais, suas participações em eventos, ações e debates sobre sustentabilidade e responsabilidade social o levaram a se dedicar também à diversas atividades nesta área. Em 2008, atuou como coordenador de marketing e de comunicação do projeto cão-guia de Brasília, realizado pelo corpo de bombeiros. Nesse mesmo ano, participou da Mostra Sistema FIESP de Responsabilidade Socioambiental. A partir daí, passou a realizar palestras e a prestar consultoria para instituições e empresas nacionais e multinacionais.